English page / Página em inglês

A cidade de Prado

A cidade de Prado fica a 795km da capital baiana, Salvador, a 80km de Teixeira de Freitas, que possui aeroporto, e ainda a 207km do aeroporto de Porto Seguro. A cidade é o portão de entrada da chamada Costa das Baleias, ficando no extremo norte da referida região. É a cidade que possui a maior infra-estrutura turística de toda a Costa das Baleias.

Prado adquiriu a condição de cidade em 1896, mas sua história remonta desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, há mais de cinco séculos. Situada exatamente na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, Prado foi testemunha de acontecimentos importantíssimos da história brasileira, como o primeiro contato entre índios e a esquadra de Cabral, na foz do rio Cahy (próximo à vila de Cumuruxatiba), antes de chegar a Porto Seguro.

A economia da cidade é baseada principalmente no turismo, mas a pesca possui importante papel na economia local. Ao longo de boa parte da costa pode se ver barcos pesqueiros e ancoradouros.

A cidade possui vestígios do século XIX, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, no centro da cidade, além de vários casarões coloniais preservados há décadas, em ruas estreitas calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. A cidade se modernizou, mas não perdeu o ar de calmaria, que pode ser visto nas cadeiras nas calçadas nos fins de tarde para apreciação da brisa e luz que coroam a tradicional alegria e hospitalidade do povo pradense. O Beco das Garrafas é um dos lugares mais freqüentados por turistas, pois possui uma grande variedade de restaurantes e bares que oferecem uma tradicional culinária baiana, com noites agradáveis com música ao vivo e diversas atrações culturais.

O Mercado Municipal funciona como feira livre (coberta). É possível encontrar, especialmente aos sábados, frutas, verduras, legumes, carnes, peixes além de urucum, dendê, farinha de mandioca, pimenta, beiju de coco, requeijão caseiro e diversas delícias regionais.

A cidade de Prado agrada quem quer sossego e tranquilidade, e quem quer curtir e se divertir. O Reveilon de Prado é um dos mais disputados da região. Com a tradicional queima de fogos, e shows de diversas bandas, é uma celebração para solidificar os votos de paz e prosperidade para o novo ano que se inicia. É também considerado como um aquecimento para o carnaval, um mês depois, alternativo à tradicional folia da capital, o carnaval em Prado, ao longo dos anos, tornou-se uma boa e concorrida opção para aqueles que preferem maior tranqüilidade. Trios bem equipados puxam os animados blocos locais, promovendo um espetáculo de muita alegria e animação. A folia estende-se pela avenida principal (Av. 2 de Julho) e culmina sempre na Praça de Eventos, local especialmente preparado para os shows de diversas bandas. O folião aqui pode dançar e pular como na capital, sem, no entanto, abandonar a comodidade e os encantos deste pedacinho do paraíso. Existem ainda os tradicionais Prado Moto Rock realizado em fevereiro, e o Festival Gastronômico e Cultural, em outubro.

A região possui belezas naturais estonteantes, com imponentes falésias de tons variados e beleza rara. Em 84km de litoral, a cidade de Prado possui combinações geográficas únicas, com belíssimas planícies, manguezais praticamente intactos, mar raso com águas mornas e convidativas em todo o seu esplendor. Várias piscinas naturais e coqueirais, marca significativa da costa pradense. A região é propícia para a prática de esportes radicais e esportes náuticos. Entre os locais mais disputados em Prado, há a vila de Cumuruxatiba - uma pequena vila de pescadores, a Ponta de Corumbau e o Balneário de Guaratiba. Prado é ainda um dos principais pontos para visitação do Parque Marinho dos Abrolhos.

Mais informações:

Prado Bahia Brasil - www.pradobahiabrasil.com.br
Prado Turismo - www.pradoturismo.com.br
Bahia Prado- www.bahiaprado.com.br
Prefeitura de Prado - www.prado.ba.gov.br
Wikipedia - pt.wikipedia.org